Dia Mundial do Diabetes


Cerca de 250 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. Os números assustam e ajudam a avaliar o tamanho do desafio para combater essa doença. E para reforçar a conscientização a respeito desse mal, principalmente em relação a sua prevenção e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes, foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes.

.

Conheça abaixo um pouco sobre essa Doença, seus principais tipos, tratamento e prevenção.

.

Principais tipos de diabetes

.

Diabetes tipo 1 - onde o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células que produzem insulina

Diabetes tipo 2 - em que o corpo não produz insulina suficiente ou as células do corpo não reagem à insulina

O diabetes tipo 2 é muito mais comum que o tipo 1.

.

Tratamento no SUS

.

É importante lembrar que o SUS oferece tratamento completo gratuitamente para a população. Como prevenção, um simples exame de sangue pode revelar se você tem diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados. Para realizar o teste, basta procurar uma unidade básica de saúde.

.

Alimentação

.

A pessoa com diabetes deve consumir diariamente verduras (alface, almeirão, couve etc.), legumes (cenoura, pepino, tomate, abobrinha etc.) e frutas, preferencialmente crus, por possuírem maiores quantidades de fibras. As frutas devem ser consumidas em quantidades adequadas e distribuídas corretamente ao longo do dia. Nenhuma fruta é proibida para quem tem diabetes.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
desenvolvido.png
multicultural-family-spending-time-toget

ENTRE EM CONTATO

  • Facebook Syrius
  • Instagram Syrius

Queremos Ouvir você, Sugestões, Dicas, Reclamações.

whatsapp-logo-1.png