Cintilografia

Conheça o Exame
DIAGONÓSTICOS FUNCIONAIS COM PRECISÃO E SEGURANÇA
A Cintilografia oferece informações funcionais do corpo humano utilizando pequena quantidade de material radioativo, que é administrado ao paciente de maneira segura, sem causar qualquer desconforto, auxiliando na detecção e controle nas mais variadas doenças.
PRINCIPAIS EXAMES REALIZADOS
Cintilografia de Perfusão do Miocárdio
Indicações: este exame é utilizado para avaliar a doença arterial coronária (angina ou infarto prévio) ou suspeita clínica, como dor torácica, exames cardiológicos alterados ou com probabilidade clínica intermediária/alta.
Cintilografia de Perfusão Cerebral - Spect Cerebral
Indicações: exame utilizado para avaliar pacientes com suspeita clínica ou seguimento após quadros de derrame (acidente vascular cerebral), demência (alzheimer, por múltiplos infartos e fronto-temporal), doença de parkinson, distúrbios psiquiátricos e morte cerebral.
Cintilografia Óssea com ou sem Fluxo Sanguíneo
Indicações: pode-se avaliar quaisquer doenças que modifiquem o metabolismo ósseo localmente ou de maneira difusa, como: lesões tumorais, artrites, fraturas, próteses, lesões decorrentes de sobrecarga biomecânica, doenças endócrinas.
Cintilografia Renal
Indicações: exame utilizado para verificar função e alterações na forma e tamanho dos rins. Apresenta excelente benefício no acompanhamento de pacientes que tiveram infecções do trato urinário, pós-intervenção cirúrgica ou defeitos na formação dos rins.
Cintilografia de Paratireoides
Indicações: exame utilizado para avaliar pacientes com suspeita clínica de tumores hiperfuncionantes de paratireoides (adenoma, hiperplasia, câncer, implantes).
Cintilografia com Gálio
Indicações: pode-se avaliar processos inflamatórios ou infecciosos, como: osteomielite, sarcoidose, miocardite, pielonefrite ou nos casos de febre de origem indeterminada. Pode-se também avaliar alguns casos de suspeita de neoplasia.
Cintilografia Pulmonar Inalação Perfusão
Indicações: exame utilizado para avaliar pacientes com suspeita clínica de embolia pulmonar, pós-trombose venosa profunda em outra localização ou para seguimento após evento tromboembólico.
Cintilografia de Tireoide com lodo 123
Indicações: este exame é utilizado para avaliar a função tireoideana e investigar doenças como: hipertireoidismo, tireoidites, formações nodulares múltiplas ou únicas, bócio mergulhante, além da avaliação pré-tratamento com radioiodoterapia ambulatorial.
nica ou emência kinson,
Cintilografia para Pesquisa de Refluxo Gastro-Esofágico (RGE) e Aspiração Pulmonar
Indicações: exame utilizado para verificar a presença de refluxo gastro-esofágico. Apresenta excelente benefício no acompanhamento de pacientes que tiveram o diagnóstico de RGE e estão em avaliação quanto a persistência do quadro (seleciona os pacientes mais graves). Os pacientes com quadro pulmonar associado ou que apresentam RGE mais grave se beneficiam com a avaliação quanto a possibilidade de aspiração pulmonar.
OUTRAS INDICAÇÕES
Angiologia: linfocintilografia na avaliação de edema de membros inferiores e/ou superiores.
Neurologia: avaliação de fístulo liquolica e/ou hidrocefalia.
Cardiologia: pesquisa de viabilidade miocárdica com Talio 201.
Gastroenterologia: avaliação da função hepatobiliar, localização de sangramento intestinal, esvaziamento gástrico e/ou esofágico, avaliação funcional e da excreção das glândulas salivares.
Endócrino: pesquisa de tireoide remanescente e/ou metástases no câncer de tireóide.
Nefrourologia: refluxo vesico-ureteral, hipertensão renovascular.
Pediatria: divertículo de Meckel, dor lombar, atresia biliar.

