Cintilografia

Medicina Nuclear é uma especialidade médica que realiza diagnóstico por imagem, tratamento radionuclídico e cirurgia radioguiada. Seus exames utilizam métodos seguros, praticamente indolores e não invasivos para fornecer informações que outros exames diagnósticos não conseguem. Normalmente, os materiais radioativos são administrados por via venosa, oral, inalatória ou subcutânea, e apresentam distribuição para órgãos ou tipos celulares específicos, não havendo risco de reações alérgicas.

A medicina nuclear estuda então a distribuição desses radiofármacos no organismo, determinando assim o estudo fisiológico do mesmo. Podemos colocar assim a principal diferença dos outros exames diagnósticos radiológicos para a medicina nuclear: enquanto a radiologia estuda a morfologia, a medicina nuclear estuda a fisiologia.

Cintilografia
A Cintilografia é um método de diagnóstico por imagem em Medicina Nuclear. Através da combinação de um radioativo (material radioativo) e um fármaco que leva o material radioativo para o órgão a ser estudado, o método permite informações funcionais e metabólicas dessas estruturas. Os raios gamas emitidos são captados por um equipamento chamado gama-câmara. as imagens obtidas podem ser planas, dinâmicas e até mesmo tomográficas (SPECT). Esta técnica pode ser empregada para estudos funcionais dos ossos, rins, coração, cérebro, pulmões, tireoide, gastrointestinais, entre outros.

batch_JNT_5506.jpg

Onde encontrar esse Serviço:

whatsapp-logo-1.png