Ressonância Magnética
Conheça o Exame
O exame de ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem, que não possui radiação e permite a captação de imagens detalhadas e tridimensionais de forma não invasiva.
É utilizada uma tecnologia de ponta que estimula e detecta a mudança na direção do eixo de rotação dos prótons encontrados na água que compõem os tecidos vivos. Essas moléculas são captadas pelo aparelho de ressonância e reproduzidas no computador para avaliar o resultado obtido.
A ressonância magnética tem um grande papel na hora de detectar, diagnosticar e monitorar o tratamento de doenças.
As ressonâncias magnéticas funcionam como ímãs que produzem um campo magnético que força os prótons presentes no corpo humano a se alinharem. Uma corrente de radiofrequência é pulsada através do paciente e quando é desligado, os sensores de ressonância magnética são capazes de detectar a energia liberada conforme os prótons se realinham com o campo magnético.
Com base nas propriedades magnéticas coletadas durante o exame, o médico especialista é capaz de visualizar os vários tipos de tecido e estruturas do corpo humano
Para um exame de melhor qualidade, o paciente é posicionado dentro de um aparelho de ressonância, onde deverá permanecer imóvel durante todo o procedimento.